segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pontos de destaque na “Introdução”

§ 2: A história de um assunto está ligada à concepção que se tenha desse assunto. Sendo assim, a história da filosofia está ligada à concepção de filosofia. Desse modo se estabelecem critérios de uma história.
§ 3: Problemas com as histórias da filosofia – apresentam diferentes concepções de seu conteúdo e função. Sem um conceito genuíno não se fará história da filosofia, não haverá compreensão filosófica.
Compreensão filosófica (especulação/conceito) # Captação do sentido gramatical dos termos (descrição/semântica)
§ 5: Objetivo do texto: definir o objeto da história da filosofia, ou seja, o que pode ser considerado filosofia em qualquer tempo e espaço.
Peculiaridade da história da filosofia: o conceito de filosofia é resultado da investigação histórica da própria filosofia [essa é uma aparente contradição, pois na perspectiva hegeliana o conhecimento (e sua definição) surge na própria história]

§ 6: A “Introdução” foca o conceito de filosofia e seu objeto, não como princípios arbitrários, mas como princípio que será justificado no decorrer da exposição. A fixação preliminar dos pressupostos visa desembaraçar a exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário