(obs:
refere-se à introdução de título homônimo ao do livro, e não à obra como um
todo)
Estruturação do texto
1. Tese:
História da Filosofia é a expressão refletida da Razão, isto é, do pensamento
racional que penetra na essência das coisas (da natureza, do espírito, do
Absoluto). §§ 1-8
1.1.História
da Filosofia não é uma sucessão de fatos contingentes, mas a compreensão do seu
significado, do seu nexo racional ao longo do progresso histórico, e está
representada pela série de espíritos nobres, dos “heróis da razão”. §§ 1-2
1.2.Relação
entre a Filosofia e a tradição §§ 3-6
1.2.1 Tudo o que somos, somo-lo por obra histórica:
a filosofia (e a ciência) deve a sua constituição à tradição. §§ 3-4
1.2.2. A tradição é algo vivo e em transformação.
Herança cuja recepção equivale à própria posse da filosofia. § 5
1.2.3. Compreender a filosofia é recebê-la,
desenvolvê-la e elevá-la. A filosofia atual se liga à precedente e é produto
desta. § 6
1.2.4. Conclusão: compreender a relação entre
filosofia e tradição é perceber que o estudo da história da filosofia já nos
inicia na filosofia. § 7
1.3.
A História do Pensamento (da Razão) é a história das manifestações da filosofia
no decorrer da história. § 8
2.
Plano da obra §§ 9-14
2.1.
Questões a serem abordadas:
2.1.1.
A concepção de História da Filosofia:
como conciliar o pensamento (que trata do imutável, do eterno, da verdade) com
a história (que lida com o mutável, o contingente, o erro)? Qual o significado,
o conceito e o escopo da História da Filosofia? [debatido na Parte A]
2.1.2.
O objeto da filosofia e a relação da
filosofia com outros saberes: como distinguir o objeto característico da
filosofia e sua diferença com relação à ciência, à arte e à religião? Que
aspectos da cultura devem ser excluídos de uma História da Filosofia? [debatido
na Parte B]
2.1.3.
Divisão e critérios da História da
Filosofia: Qual a representação geral do quadro histórico da filosofia?
Quais suas divisões e momentos necessários? Quais as suas fontes? [debatido na
Parte C]
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